De corpo inteiro

Como a terapia holística me ajudou a recobrar a sanidade durante uma fase difícil da vida.

Marília Moschkovich

A sequência de acontecimentos em algumas fases da vida parece ser pesada demais para carregarmos. O ano de 2007 foi assim, para mim. Fiquei mal. A determinada altura eu não tinha vontade de levantar da cama. Num papo desses de bar, uma amiga disse que estava se tratando com um terapeuta holístico. Eu não tinha a menor ideia do que isso significava, mas peguei o telefone dele e resolvi descobrir. Àquela altura eu só sabia que precisava mesmo de alguma ajuda. Chegando ao consultório, em Campinas (SP), conheci Fernando Neiva, que hoje trabalha como coach holístico em diversas cidades do País.

Conversamos muito e então ele me pediu para que deitasse numa maca de bambu. Com a ajuda de um pêndulo e de um aura-meter, estimou os deslocamentos do meu campo energético e mediu o fluxo eletromagnético em alguns pontos do corpo. Me disse que as medições funcionavam como um mapa para ele, que já começava a identificar os nós que estavam dificultando a boa fluidez da energia. “A terapia holística funciona facilitando a comunicação entre o corpo material, físico, e a energia associada a ele. Os distúrbios e desequilíbrios que sentimos vêm do descompasso entre um tipo de corpo e outro”, explica Neiva.

Para liberar esses canais, a terapia holística mistura diversas técnicas, como meditação, reflexologia podal, massagens e até mesmo drenagem linfática. O ponto do tratamento, porém, é que o paciente aprenda a lidar com o corpo e as emoções de maneira a não depender das terapias, a longo prazo, para resolver. “Meu objetivo como terapeuta é que a pessoa aprenda a não ficar mais doente, desequilibrado, no estado de estresse energético e físico em que normalmente chega aqui”, diz Fernando.

De fato, retornei ao consultório durante os três meses seguintes, todas as semanas, para sessões que variavam de uma a duas horas. Aos poucos fui melhorando. Meus pés já não tocavam o fundo do poço, e voltei a me encantar pelo mundo e pelas possibilidades de estar aqui. O tratamento me permitiu inclusive enxergar caminhos permanentes de mudança em minha vida, na forma de lidar comigo mesma e com os outros. Aprendi, então, que se a mente às vezes me parece a parte mais essencial dos meus dias, ela precisa do corpo material e energético para existir.   

11694920_921635084547108_5395182824394903801_n

Deixe um comentário

